17 de março de 2023

Semana da Mulher é concluída com entrega de prêmio

Na tarde desta sexta-feira, 17 de março de 2023, ocorreu o encerramento da Semana da Mulher Tarrafense, que iniciou no dia 13 e durante a semana ocorreram diversas programações. A Semana da Mulher já vem sendo realizada pela Gestão do Prefeito Taiano, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, há vários anos, mesmo sem ter legislação específica.

Como marco de encerramento, aconteceu a 1ª Edição do Prêmio Dona Chiquinha de Protagonismo Feminino em Tarrafas, com a entrega de troféus a dez mulheres que se destacaram na história de Tarrafas. A solenidade foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Tarrafas.

O evento contou com forte presença do poder público, com o prefeito municipal Taiano Martins, bem como o secretariado: Romerito Alcantara (saúde), Teca Lopes (cultura), Aucioneide (meio ambiente), Cicero Campos (comunicação) e membros do poder legislativo: Neto do Chiquinho, Laercio e Tico Batista. Também estiveram presentes familiares das agraciadas.

O Prêmio Dona Chiquinha leva o nome da professora Francisca Alves de Lima Sousa, que trabalhou em Tarrafas durante mais de três décadas, assumindo funções de gestão na educação como coordenadora, diretora, secretária de educação e gerente do PAIC. A honraria vem com o objetivo de homenagear mulheres que se destacaram em suas funções e contribuíram para o desenvolvimento de Tarrafas.

Nesta primeira edição, as homenageadas foram:

• - Maria Nazaré Valente - Longevidade
  • - Maria de Lourdes Moreira - Educação
  • - Maria Matias Martins - Política
  • - Dalva Rodrigues Brandão - Política
  • - Maria Socorro de Vasconcelos - Empreendedorismo
  • - Francisca Aliverônica dos Santos - Educação
  • - Maria Alacoque Bantim de Oliveira - Saúde
  • - Maria Romana de Jesus Barbosa - Educação
  • - Antonia Alves de Moraes Almeida - Educação
  • - Maria de Lourdes de Souza Alcântara - Religiosidade

Para receber a premiação estiveram presentes as agraciadas: Lourdes Alcântara, Maria Romana, Francisca Aliverônica, Dalva Rodrigues, Maria Matias Martins e, em nome de Nazaré, o prêmio foi entregue a sua neta, Roniele.

O evento foi marcado por falas de lideranças políticas do município, bem como de representantes de secretarias e da organização do evento. Após a entrega dos troféus, as agraciadas fizeram uso da palavra para agradecerem a homenagem. E o evento foi encerrado após a leitura de um cordel homenageando as mulheres tarrafenses na história.

A Semana da Mulher Tarrafense, bem como o I Prêmio Dona Chiquinha são fruto de um grupo de trabalho envolvendo as Secretarias de Assistência Social, Cultura, Educação, Saúde e Esporte. Também contou com grande apoio das lideranças dos poderes Executivo. O evento teve como objetivo discutir o papel da mulher na sociedade, bem como tratar de pautas essenciais como saúde da mulher, violência doméstica, legislação protetiva e combate ao feminicídio. Por fim, o encerramento foi marcado pela premiação que visa homenagear as mulheres do nosso lugar.

Dona Chiquinha não pode comparecer, mas mandou a sua mensagem de agradecimento, lida pelo jornalista Wesley Vasconcelos. A Secretária da Assistência Social, Paloma Rodrigues, também não pode comparecer, mas foi representada por Dra. Tereza que falou aos presentes. Por fim, o Prefeito Taiano Martins garantiu que a lei que cria a Semana da Mulher e Prêmio Dona Chiquinha seria sancionada na íntegra.

As agraciadas e seus familiares saíram agradecidas pela homenagem que traz o nome da grade educadora Francisca Alves de Lima Sousa.

Para ver o evento completo clique em: I Edição do Prêmio Dona Chiquinha de Protagonismo Feminino em Tarrafas