06 de dezembro de 2022

"Quantas Histórias Cabem Dentro da Tarrafa"

Fotos de varios livros da capa preta em cima de uma mesa

No dia 18 de Novembro, foi lançado o livro “Quantas Histórias Cabem Dentro da Tarrafa?”, de autoria do jornalista e escritor tarrafense Wesley Vasconcelos. O evento ocorreu no salão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e contou com a presença de tarrafenses e visitantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Contou também com a presença dos secretários da gestão municipal; Teca Lopes (cultura) e Cicero Campos (comunicação).

O lançamento contou com falas da equipe que trabalhou no projeto que deu origem ao livro e também com participação do professor, historiador e jornalista Jesus Leite e do Mestre de Cultura Antônio Rafael Sobrinho. No local, além da distribuição gratuita de exemplares, também ocorreu uma sessão de autógrafos com o autor.

“Quantas Histórias Cabem Dentro da Tarrafa?” é um livro que conta parte da história de Tarrafas a partir das histórias de vida de pessoas que se destacaram em seus trabalhos na educação, política e cultura. Também traz as transformações da praça dona Tereza e desenvolve um panorama histórico da educação tarrafense, ponto essencial para a emancipação do município.

“Escrever este livro foi um presente. Conheci muitas pessoas, conversei com muitas outras e aprendi muito sobre minha terrinha. Sempre levei histórias de Tarrafas para todos os lugares por onde passei e este livro é uma forma de compartilhar algumas dessas histórias com meus conterrâneos” conta Wesley.

O livro é fruto do projeto chamado “Quantas Histórias Cabem Dentro da Tarrafa: Uma biografia a partir da memória coletiva”, financiado pela Pró-Reitoria de Cultura da UFCA. A universidade também apoiou a impressão de 500 exemplares, que estão sendo distribuídos gratuitamente. “O primeiro lançamento aconteceu no pátio da UFCA, em outubro, o segundo foi esse de Tarrafas e o terceiro acontecerá na Universidade Regional do Cariri (Urca), no início de 2023”, nos explica o autor.

A equipe que integrou o projeto e trabalhou no livro conta com outras cinco pessoas: Leciana Fernandes, bolsista do projeto e escritora de um dos capítulos; Andressa Yare e Paulo Rossi, bolsistas e revisores do livro; Júlia Marques, designer e a responsável pelo projeto gráfico, diagramação e ilustrações do livro e Tiago Coutinho, professor da UFCA, editor do livro e orientador do projeto.

A obra é composta por dez capítulos e conta as histórias de Antônio Verônica, dona Chiquinha, Maria Luiza Leite, Antônio e Honório Vilanova, Maria das Dores Vasconcelos, Jesus Leite, Francisco Alves de Vasconcelos, João Bantim de Vasconcelos, além de um cordel homenageando Antônio Rafael. A capa é um mapa da sede, com destaques para as principais ruas e alguns prédios da cidade. Também conta com diversas fotografias históricas e duas ilustrações, uma sobre os caminhos que Maria Luiza traçou para conseguir estudar e outra da nossa padroeira, Nossa Senhora das Angústias. LINK-VERSÃO DIGITAL DO LIVRO