07 de maio de 2019

Câmara municipal e prefeitura de Tarrafas regularizam limites de bairros e distritos

câmara municipal regulariza limites de bairro e distritos

Há 15 anos foram criados os distritos de Caiçara e Vila Nova, duas importantes aglomerações urbanas do município de Tarrafas. No entanto, os pontos adotados na época que serviam de limites não foram considerados pelo IBGE. O órgão já havia comunicado o fato desde 2012, mas quem estava na gestão do município não tivera a preocupação de solucionar o problema. A lei existia, mas não foi colocada em vigor. Agora, que o IBGE se prepara para o censo demográfico de 2020, uma equipe responsável pelas correções de pendências documentais, esteve em Tarrafas e cobrou agilidade tanto do prefeito Tertuliano Martins como dos vereadores, no sentido de corrigir os limites, ou senão  os distritos continuariam inválidos. De imediato, os dois poderes se mobilizaram em força tarefa e com a colaboração do próprio Instituto de Geografia e Estatística – IBGE foram tomadas as devidas providências e uma nova lei, aprovada por unanimidade na casa do povo tarrafense e sancionada pelo prefeito Tertuliano Martins, deu por encerrado o problema.
Assim que passar este período chuvoso, o presidente da câmara municipal de Tarrafas, Valdeci Lêu, fará uma sessão solene nas sedes dos distritos para que o legislativo possa homenageá-los. “Estas sessões servirão para mostrar a população qual a importância de um distrito. Queremos também conscientizar os jovens e incentivá-los a participar de todas as políticas públicas das suas comunidades. O local sendo distrito, já faz uma grande diferença. Receberá muitos serviços que somente o distrito tem direito”, lembrou Valdeci Lêu.

TARRAFAS CONTA AGORA COM SEIS BAIRROS

Assim como nos distritos, a sede do Município encontrava-se com os seus limites irregulares. A mesma equipe do IBGE que descobriu a invalidade dos atos de criação dos distritos encontrou a mesma situação na sede. Para contornar o impasse, tanto a câmara municipal como o executivo contou com a colaboração do IBGE. A equipe local conseguiu a tempo fazer esta parceria com o Instituto, para que no próximo recenseamento, em 2020, os bairros de Tarrafas apareçam definidos dentro do espaço urbano da cidade. Com a regularização, Tarrafas conta agora com seis bairros, que são: Centro, Boa Vista, Bulandeira, José Rodrigues, Lagoa Seca e Logradouro de Cima.
O Projeto de Lei que criou os bairros foi aprovado também por unanimidade. “Agora sabemos quem é quem nas vias públicas. Iremos fazer uma planta da cidade para que as pessoas possam saber onde irão construir os seus imóveis, a que bairro ficará o seu prédio”, lembrou o prefeito Tertuliano Martins.
LEI Nº377.2019  - Lei de ampliação do perímetro urbano, delimitação e denominação de bairros da cidade de Tarrafas Ceará.

LEI Nº378.2019 - Lei que dispõe sobre a criação dos distritos de Vila Nova e Caiçara, zona rural de Tarrafas Ceará.