25 de janeiro de 2021

AMCOESTE: Uma entidade que revolucionou o Cariri Oeste

Em 1993, reunidos na cidade de Antonina do Norte, os prefeitos de Tarrafas - Neto Alcântara, de Antonina do Norte - Sineval Roque e de Assaré - Pedro Gonçalves, lançaram a semente daquela que seria uma das mais expressivas entidades que congregava municípios para objetivos de interesse comum. No ano seguinte, com sede em Assaré, nasceu definitivamente a Associação dos Municípios do Cariri Oeste – AMCOESTE, tendo como filiados os municípios de Assaré, Araripe, Antonina do Norte, Altaneira, Campos Sales, Potengi, Nova Olinda, Santana do Cariri, Salitre e Tarrafas. Depois, entrou o Crato, quando Antonio Primo foi prefeito daquele município.

Durante a sua existência, a AMCOESTE trouxe muitas conquistas para os seus filiados. Foram recuperações de estradas, programas sociais, prédios escolares, postos de saúde e teve acento em grandes debates nacionais até, como na criação do SUS e a lei Orgânica da Assistência Social.  Com a entrada de alguns prefeitos individualistas nos municípios em gestões seguintes, a entidade terminou por sucumbir totalmente.

Agora, por iniciativa dos atuais prefeitos da Região, tendo à frente o prefeito de Crato José Airton Brasil, a AMCOESTE está prestes a ressurgir para o bem de todos. Já ocorreu a reunião preparatória e as informações que chegam, dão conta de que no início de fevereiro, haverá uma assembleia para definir o local da sede e a eleição da diretoria.

Para o prefeito Taiano Martins do Município de Tarrafas, “a AMCOESTE é uma necessidade e jamais deveria ter desaparecido. Quantos recursos e projetos nós perdemos durante estes anos. A união é fundamental para termos força. E o mais importante é saber que os municípios do Cariri Oeste têm as mesmas carências. Então, se temos objetivos comuns, unidos teremos mais força e as  conquistas virão,  como aconteceu no passado”, afirmou.

O prefeito Taiano Martins participou do primeiro encontro, sendo um grande entusiasta da AMCOESTE.