19 de setembro de 2019

Agricultores aguardam a liberação do garantia safra

Garantia safra

Em Tarrafas à agricultura familiar é para muitos a única fonte de renda, com a baixa quantidade de chuvas, os agricultores registraram perda de mais da metade de sua produção, em algumas propriedades chegando a quase 90%.

O Garantia Safra é uma ação para agricultores familiares que se encontram em municípios na área de atuação da SUDENE sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. O benefício, no valor de R$ 850, pago em cinco parcelas iguais e consecutivas, é concedido aos agricultores que sofreram perda de safra acima de 50% e pode ser sacado numa das agências da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas.

A formação do Fundo do Garantia Safra envolve quatro entes: o agricultor, o Estado, o Município e a União. As regras de concessão do benefício são amparadas por lei. No processo de verificação de perda, são observados os laudos aplicados diretamente no campo, um dado meteorológico e o levantamento sistemático da produção agrícola do Ceará.

A Prefeitura de Tarrafas pagou a sua parte no valor de R$ 26.316,00, os agricultores também pagaram, agora estamos cobrando do Governo Estadual e Federal”, afirma o Prefeito Tertuliano Martins (Taiano).

Veja mais fotos: 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Tarrafas