06 de dezembro de 2022

1ª Gincana Ecológica – ECOGIN foi sucesso em Tarrafas

O evento organizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente atende aos critérios propostos pelo Consócio de Manejo de Resíduos Sólidos da Região do Cariri Oeste, que tem como consorciados os municípios de Antonina do Norte. Araripe, Assaré, Campos Sales, Potengi, Salitre e Tarrafas. A proposta da 1ª Gincana Ecológica teve como objetivo envolver os alunos do Ensino Fundamental das escolas dos referidos municípios, cujas tarefas eram recolher baterias, pilhas e óleo usado de cozinha, objetos nocivos ao meio ambiente.

Em Tarrafas, por exemplo, participaram da gincana todas as escolas de Ensino Fundamental, sendo elas: Emília Ferreira, Ricarte Pedro, Eutides Vilanova e Elianúbio Lacerda. Estes eventos com os alunos recolheram 870 pilhas, 429 baterias e 125,3 litros de óleo. A Escola Emília Ferreira foi a vencedora local.

Em nível regional, a escola Emília Ferreira ficou em 3º lugar. O encontro aconteceu na cidade de Araripe, o município de Tarrafas foi representado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A coordenação municipal da ECOGIN teve à frente a secretária da Pasta do Meio Ambiente Aucioneide Alcântara e a técnica do meio ambiente Wanderléia Vasconcelos.

Em todos os setores da gestão, como a sede do governo municipal e secretarias, foram disponibilizados recipientes para a coleta de pilhas e baterias.