24 de maio de 2024

Tarrafas Recebe Visita da CEART

A Central de Artesanato do Ceará (CEART) fez uma visita ao município de Tarrafas no último dia 23, como forma de reconhecer a realidade local das políticas voltadas para o artesanato e as condições de produção dos artesãos, a CEART visitou a sede da Secretaria de Cultura e também dois artesãos tarrafenses.

A CEART é uma ferramenta do Governo Estadual para valorização dos artesãos, sua história, saberes, técnica, tradição e a comunidade. É um órgão de extrema importância para o setor por emitir a identidade artesanal, que fornece benefícios como a isenção do ICMS sobre a venda das peças, acessos a cursos e oficinas de capacitação, hospedagem na Casa do Artesão e participação de eventos locais, nacionais e internacionais. O Ceará é o único estado brasileiro que compra diretamente dos artesãos, garantindo que recebam o valor referente à produção, independente da venda dos itens nas lojas CEART.

"Foi uma visita muito proveitosa, pudemos pensar juntos sobre o potencial do artesanato tarrafense, fomos visitar a Maria da Francelina e o Raimundo Belarmino, conhecemos os locais de trabalho deles e os ouvimos contar suas realidades com o artesanato em Tarrafas. A CEART é uma parceira valiosa e queremos que ainda mais artesãos possam ser beneficiados por ela", comentou Teca Lopes, Secretária de Cultura.

No decorrer deste ano (2024), a Secretaria de Cultura pretende realizar o cadastramento dos agentes culturais do município na plataforma do Mapa Cultural do Ceará, como forma de mapear os agentes e também possibilitar que concorram em editais do estado. Para mais informações, basta visitar a sede da Secretaria de Cultura, na rua São José, n° 145, no centro de Tarrafas.

Tarrafas Recebe Visita da CEART.