19 de fevereiro de 2021

Secretário de Saúde vai à Câmara Municipal

foto de um video

Atendendo ao convite do vereador Tonozinho Cândido, o Secretário Municipal de Saúde, João Deniciano, compareceu à sessão ordinária da Casa do povo tarrafense, quinta-feira passada, para falar sobre a situação da saúde local neste tempo de pandemia. Inicialmente, Deniciano destacou a atuação da sua pasta, desde a chagada da coronavirus, ao tomar medidas urgentes, como montar barreiras, orientações do distanciamento das pessoas nas filas bancárias, distribuição de máscaras, álcool gel e o trabalho intenso de conscientização, entre outras.

“Tudo o que poderíamos fazer, foi feito. Não há como alguém dizer que não conhece os efeitos da COVID – 19 no corpo de uma pessoa. Lamentamos profundamente, ao vermos muita gente ainda andando sem proteções, se aglomerando, como se nada estivesse ocorrendo. Mas, a fase atual de contaminação, por este violento vírus, nos parece ultrapassar a primeira infestação no ano passado”, disse Deniciado.

Alguns vereadores quiseram saber sobre em que teriam sido aplicados os recursos repassados pelo Governo Federal ao Município. O secretário respondeu: “Recebemos por volta de um milhão e duzentos mil. Gastamos cento e poucos com insumos, porque esse dinheiro é somente para este objetivo. O restante está na conta, sem mexer”, explicou.

Insistiram em saber por que não fora empregado em outras ações da saúde. Deniciano completou: “Os senhores perguntam muito bem. E nós, também queríamos saber, por que não podemos empregar estes recursos em outras demandas? Infelizmente não podemos. As regras são rígidas. É por isso, muitos secretários e até prefeitos estão indo parar na cadeia. A gestão de saúde do Município sabe onde estão às carências, as necessidades. O prefeito Taiano Martins, por exemplo, pensa em adquirir uma UTI móvel para transportar os nossos pacientes graves. Tarrafas está no extremo da região. É muito longe para se chegar aos hospitais referenciados. Nos casos de maior gravidade, temos que se valer do SAMU. E este dinheiro, daria para adquirir este equipamento. Mas, infelizmente, só podemos gastar com insumos. E não temos como gastar um milhão de reis com mascaras e álcool gel. Seria motivo para ser preso também”, respondeu o secretário.

O Secretário João Deniciano saiu da sessão elogiado por todos os vereadores, em reconhecimento a sua dedicação à frete da Pasta.