24 de maio de 2022

Secretaria de Cultura lança o “Projeto Geração Leitora”

A Secretaria de Cultura do município de Tarrafas, em parceria com a Secretaria de Educação, lançaram o Projeto Geração Leitora, que visa fortalecer o hábito da leitura com diversas ações, formatos e linguagens. A ação pretende incentivar e fortalecer o hábito da leitura nos estudantes do ensino Fundamental e Médio. As inscrições poderão ser feitas nas secretarias, biblioteca e nas escolas.

“Recentemente, nossa biblioteca municipal passou por uma reforma, temos um acervo riquíssimo, salas de estudos e um ambiente aconchegante. É um espaço direcionado para toda a população e deve ser ocupado por ela. O projeto conta com esse objetivo” diz Teca Lopes, Secretária Municipal de Cultura.

O projeto é direcionado para estudantes do 5° ao 9° ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio. Conta com diversas ações como relatórios de leitura, dramatizações, contação de histórias, grupos de leitura e discussão coletiva, além de atividades executadas nas escolas que se relacionem com a leitura.

“Cada estudante vai ter a liberdade de realizar a atividade que se sentir mais confortável. Podem participar de todas ou de só uma, o importante é ler os livros e adquirir esse hábito tão importante para a formação de cidadãos conscientes. Cada atividade vale pontos, e ao final do ano, as pontuações serão somadas e os dez melhores resultados receberão prêmios”, explica Renata Galdino, coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura.

E o estudante pode participar também com a leitura de livros de sua própria escola, “toda leitura conta, seja de livros da biblioteca municipal, das bibliotecas escolares ou acervos pessoais ou de amigos. Além disso, o desempenho na disciplina de Língua Portuguesa também será um fator que contabiliza pontos”, acrescenta Renata Galdino.

As inscrições permanecerão abertas até novembro, e os estudantes podem se inscrever e participar nos períodos que conseguirem.