31 de março de 2023

Festa Anual das Árvores marca mais uma etapa de arborização em Tarrafas

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Tarrafas realizou a Festa Anual das Árvores, intensificando o programa de arborização. Diante das condições climáticas favoráveis deste período, a SEMACE e a Pasta do Meio Ambiente local escolhem esta época do ano para realizar este evento.

Diante disso, a Pasta intensificou entre os dias (30 e 31) do mês de março, contando com a colaboração da equipe do AJA de Tarrafas, o projeto de arborização da cidade, escolas trilha ecológica. E assim, foram plantadas 28 mudas de paineiras na entrada da cidade, (às margens da CE-375 entre a saída da cidade e o Rio Bastiões) e 6 mudas de aroeiras-pimenta na pracinha que fica na frente da Escola Emília Ferreira. Já na Escola Ricarte Pedro do Carmo, no Sítio Patos e na trilha ecológica ali existente, foram plantadas 25 paineiras, 10 aroeiras-pimenta e 5 ipês.No percurso da trilha foi coletado o lixo que é descartado na natureza e explicado aos alunos a importância de deixar os locais que visitados sempre limpos.

Para a secretária do Meio Ambiente do Município, Aucioneide Alcântara, “o mais importante agora é o apoio da sociedade para receber estas mudas, que sendo bem zeladas, vão proporcionar coisas maravilhosas a vida inteira, como: melhora na qualidade do ar, retem a água no solo, traz a sombra, evita a desertificação, atrai as chuvas e a maioria delas irão produzir gostosos frutos. Então, vamos adotar uma árvore para que ela faça parte da nossa família”, pontua Aucioneide. E acrescentou: “A iniciativa da SEMACE juntamente com as secretarias municipais do Meio Ambiente é louvável. Aqui em Tarrafas contamos com o apoio total do prefeito Taiano Martins, que é um entusiasta pela Natureza.