09 de junho de 2020

COVID-19 não isola o mosquito da dengue

Depois que a Equipe de Endemias localizou alguns focos de mosquitos da dengue, a administração municipal “O Povo em Primeiro Lugar”, fez advertências à população quanto aos cuidados que se deve ter para evitar que outra crise relacionada à saúde venha acontecer. “Estamos nos preocupando muito com o coronavírus e esquecendo-se da dengue”. E sobre estas doenças, é preciso que cada um faça a sua parte. A COVID – 19, se evita quando ficamos em casa, em quarentena, no conhecido isolamento social. Enquanto o mosquito da dengue, a prevenção é muito simples: Basta não deixar água acumulada nas vasilhas abertas. A população de Tarrafas está vendo o nosso esforço para conter estas doenças, mas não depende somente da Prefeitura. “É necessário que todas as pessoas entrem nesta luta”, esclarece o Secretário de Saúde João Deniciano

Sobre o fato da Secretária de Educação, a professora Hildete Rodrigues ter contraído a dengue, não significa dizer que exista sinais de epidemia desta doença no município. Até porque, a secretária foi picada pelo mosquito durante uma viagem que fizera a cidade de Campos Sales, onde existem muitos casos registrados. “Não existe nenhum caso, mas existem focos. Então vamos nos prevenir. Até porque estes focos foram achados pela Equipe de Endemias em águas paradas” adverte Hildete Rodrigues.

A equipe de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, tem sempre como prioridade o controle vetorial do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Esse trabalho é realizado através de ciclos de visitas domiciliares em todas as 10 localidades, programadas para serem desenvolvidas atividades na sede e nas localidades da zona rural. Somando todas as localidades tem um total de 2.533 imóveis a serem trabalhados, através de inspeção de depósitos com água, levantamento de índice, tratamento, telamento e educação em saúde e conscientização.

Relação dos ciclos de visitas, coberturas de imóveis, localidades positivas e número de imóveis positivos (presença de larvas do mosquito).

• 1º ciclo nas localidades foram encontrados imóveis positivos na SEDE (07-focos), LOGRADOURO DE CIMA (01-foco) e RIACHO VERDE (01-foco).
  • 2º ciclo nas localidades foram encontrados imóveis positivos na SEDE (11-focos), LOGRADOURO DE CIMA (02-foco), CAJAZEIRA DO JILÓ (05-focos) e VILA NOVA (06-focos).

“Vale a pena ressaltar que a equipe mesmo em meio à pandemia do COVID-19 tem trabalhado de forma incansável e restritiva as recomendações preventivas. Como relatamos e citamos através dos informes, temos a presença do mosquito transmissor em nosso município, e avaliando o risco pela a situação epidemiológica da doença (DENGUE) na  nossa região se faz necessário informar a população que já temos casos, um importado e outro suspeito aqui na sede do município de Tarrafas. E que o 3º ciclo está em andamento e contamos com o apoio da população”, explica o coordenador Adegildo Bantim.