17 de março de 2021

Assistência Social: com ou sem pandemia trabalhando pela inclusão social.

Foto de membros da Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Tarrafas não tem parado, mesmo nestes terríveis tempos de pandemia. A pasta está sob o comando da primeira-dama Jessica Paloma Rodrigues Romão, que acompanha e orienta o trabalho cotidiano dentro dos vários setores, para que as famílias que necessitam dos serviços de inclusão sejam atendidas rapidamente.

Sobre a atuação nestes tempos de incertezas proporcionados pela COVID – 19, recomendados por decretos, as secretarias da Administração Municipal funcionam remotamente, com exceção de duas: Saúde e Assistência Social. “A Pasta da Saúde está ligada diretamente aos problemas relacionados a doenças, acidentes e o combate as endemias, de forma geral. Já a Assistência o seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a sociedade no enfrentamento e superação de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

Nestes eixos podemos destacar o programa de acompanhamento à primeira infância, Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, diga-se de passagem, um grande programa federal que atende as crianças de zero a três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), crianças afastadas do convívio familiar e gestantes. Reconhecidamente de famílias vulneráveis.

Outro Programa de fundamental importância é o Bolsa Família. É um Programa de transferência de renda que busca garantir as famílias em situações de pobreza e extrema pobreza, superação em situações de vulnerabilidade.

O principal programa do CRAS é o PAIF – Programa de Atenção Integral as famílias, que estão em vulnerabilidade social. Como responsável pela execução destas políticas de acolhimento e inserção, a Secretaria Municipal da Assistência Social de Tarrafas permanentemente se encontra com suas portas abertas para receber as famílias em situações de vulnerabilidade.

Sabemos que estamos nos expondo, mas a obrigação fala mais alto” comenta a Secretária de Assistência Paloma Rodrigues.

Na verdade, a Pasta da Assistência na sua missão de assegurar direitos, prioriza fundamentalmente as famílias que vivem em situações de vulnerabilidade social, expressada não somente no quesito econômico, mas sim, em todas as situações que caracterizem vulnerabilidade. Buscando o empoderamento para que o indivíduo conheça seu amparo legal, bem como se reconheça como um sujeito de direito.

Todas as ferramentas das políticas sociais se voltam diretamente ao processo de inclusão, que começa pelo acolhimento no CRAS – Centro de Referencia da Assistência Social, que funciona como a porta de entrada da assistência, onde elas são cadastradas, diagnosticadas e encaminhadas aos programas e projetos.

"Os números da Secretaria":

• - Tem 2.500 famílias referenciadas e faz o acompanhamento de 1.309.
  • - CadÚnico – 2.384 famílias cadastradas.
  • - PBF: 1.309 famílias beneficiárias
  • - Programa Criança Feliz – 200 famílias referenciadas.
  • - CMIC: Cartão mais infância do Ceará – 84 famílias benficiadas.

Equipe técnica da Secretaria de Assistência:

• · Paloma Rodrigues – Secretária.
  • · Tereza Raquel – técnica de gestão,
  • · Alba kelli - supervisora do programa criança feliz;
  • · Maria Martins - Secretaria executiva do Conselho de Direitos;
  • · Jessica Prado – Coordenadora do CRAS;
  • · Fernanda Alves e Janderson Matias – Gestores do Bolsa Familia;
  • · Íris Honório – psicóloga
  • · Fhyama Lima – Assistente social;
  • · Charles Leite – Advogado.