17 de maio de 2023

Tarrafas inicia as atividades do Maio Laranja Consciente

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Tarrafas deu início ontem (16), em solenidade bastante participativa no CERU, a Campanha “ MAIO LARANJA CONSCIENTE: TODOS JUNTOS NO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES”.

Segundo nota publicada pela Pasta no início das atividades, “A campanha” tem o objetivo de conscientizar a sociedade em geral sobre a importância de preservar a vida das nossas crianças e adolescentes, principalmente no que diz respeito aos direitos delas, evitando que sejam interrompidos em decorrência do abuso sexual que infelizmente ainda circunda a sociedade atual. Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória no Espírito Santo. No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje. A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes.

O prefeito Taiano Martins e a primeira-dama Paloma Rodrigues não puderam comparecer, mas enviaram mensagem de apoio à Campanha, que a partir de ontem está se desenvolvendo nas escolas, CRAS e outras entidades que envolvem a família em seus programas.

No entanto, estiveram presentes: A presidente do CMDCA, a senhora Maria Martins, como ainda, a articuladora do Selo UNICEF, Ana Weyle; das representantes do Conselho Tutelar: Lucia e Lalá; Os vereadores: Regilene Arrais e Antonio Cândido (Tonozinho),Secretária de Educação Hildete Rodrigues, Secretário de Esportes Erijohnson Garcia,Secretário de Comunicação Cicero Campos, Coordenadora do CRAS Jessica Prado e a Assistente Social Lia, entre outros seguimentos.

As palestras foram proferidas pela psicóloga Natália Alves e pelo pastor Mateus Almeida.