18 de abril de 2022

Audiência pública socializa Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO

Para que a sociedade tenha conhecimento sobre a importante Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), instrumento essencial para definir o orçamento municipal de cada ano, a Prefeitura de Tarrafas, através do seu setor contábil, realizou nesta quarta-feira, 13, uma audiência pública no auditório da Câmara Municipal.

O evento contou com a presença dos vereadores: Tonozinho, Tico, Lane e Sonha, funcionários da Prefeitura e da Câmara, da Procuradora do Município Dra. Valéria Matias, da Secretária de Finanças e Administração Luana Rodrigues, Controlador Geral do município Wesley Marinho, do Secretário de Comunicação Cícero Campos e populares.

A palestra ficou por conta do contador Elmano Alcântara, que detalhou as finalidades da LDO, ao afirmar que ela define as metas e as prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro seguinte. Explicou ainda, que é papel da LDO, garantir que as metas do Plano Plurianual (PPA) entrem na composição da Lei Orçamentária Anual (LOA).

A LDO é votada anualmente pela Câmara Municipal até o final do primeiro semestre e sancionada pelo Chefe do Executivo. Só assim, o departamento contábil começa a trabalhar na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que será votada na Casa Legislativa no segundo semestre.