12 de março de 2021

Secretaria Municipal de Saúde vacina a população contra a febre amarela

Foto da vainação ontra a febre amarela

A campanha está ocorrendo em níveis de PSF’s, com maiores cuidados por conta da pandemia. “Por conta da pandemia, houve lentidão na campanha. O que fora planejado, não deu certo. Porque não se pode mais vacinar com a espera na fila. Agora, cada pessoa terá que agendar o dia e hora com o seu agente de saúde para receber a vacina no posto do seu PSF” afirma, Pâmela Tiala Moraes, coordenadora da atenção básica da Secretaria de Saúde.

Diante disso, a campanha vem acontecendo de forma desigual, vejamos: PSF da SEDE, está vacinando as crianças entre 5 a 10 anos; PSF do distrito de Vila Nova vacina adolescentes entre 11 e 16 anos incompletos; PSF de Timbauba vacina as pessoas entre de 30 a 39 e nos Patos vai iniciar também de 30 a 39 anos.

A febre amarela é transmitida por uma espécie de mosquito comum em áreas da África e da América do Sul. A vacinação é recomendada antes da viagem para determinadas áreas.

Os casos leves causam febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Os casos graves podem causar doenças cardíacas, hepáticas e renais fatais.

Não existe um tratamento específico para a doença. A febre amarela é transmitida por mosquitos a pessoas não vacinadas em áreas de mata. A vacinação está disponível nos postos de saúde dos PSF’s do Município e é recomendada para pessoas que habitam ou visitam áreas com risco da doença.

“Uma dose apenas garante imunidade por toda a vida. Então vamos aproveitar a campanha”, recomenda o Secretário Municipal de Saúde João Deniciano.