A+ A A-
Prefeitura de Tarrafas Acessibilidade Menu

Notícia

28 de novembro de 2019

Prefeito envia mensagem à câmara de vereadores

Prefeito envia mensagem à câmara de vereadores

Senhor presidente da Mesa e demais vereadores que honram o Poder Legislativo tarrafense.

Chegamos ao final de mais um ano, o terceiro da nossa Gestão e do mandato dos senhores parlamentares, sem os avanços desejados por todos nós. O nosso sonho, ao se transportar para a realidade, não saiu do tamanho que foi sonhado. O motivo: faltam recursos.

Antigamente, quando um prefeito dizia que a sua Gestão passava por dificuldades, por falta de recursos, deixava dúvidas, porque não existiam meios para conferir a arrecadação municipal. Hoje, ainda bem, que qualquer pessoa  é capaz de entrar nos portais de informações através da Internet e saber o valor dos repasses que chegam aos cofres da municipalidade. Fica sabendo quais os recursos que o prefeito tem para trabalhar sobre as demandas da sociedade. Diante disso, fica também sabendo que os municípios brasileiros estão à beira da falência.

Mesmo assim, não podemos desistir. Chegou a hora de juntarmos forças para conseguir efetivar o pacto federativo. A União detém quase toda arrecadação e os municípios, onde moram as pessoas, onde o Brasil acontece de direito e de fato, estão à margem da sobrevivência. Hoje, eles bancam quase todos os programas do Governo Federal e pouco recebem para fazer frente às despesas. Um exemplo claro, que os senhores conhecem bem, são os PSFs. Cada equipe custa aproximadamente R$ 32.000,00 mil reais mensal e o Governo Federal, repassa menos de 12 mil.

Portanto, não há como fazer tudo aquilo que deve ser feito no contexto social. Leio atentamente os requerimentos que os senhores aprovam neste plenário e enviam ao Gabinete. Sentimos vontade de atender, mas onde estão os recursos? Então, são coisas atendidas em passos lentos. E cada recurso que entra, já tem o seu lugar certo. Eles são imexíveis.

Por isso estamos fazendo a lição de casa. Pagamos os funcionários rigorosamente em dia para mantermos a qualidade nos serviços oferecidos à sociedade. Como se observa, educação tem avançado muito na nossa gestão. O nível de aprendizagem das nossas crianças nos levou ter uma excelente avaliação do SPAECE, quando algumas escolas foram nota 10.

Na saúde também avançamos. A Secretaria de Saúde mantém todos os seus programas em dia e a Unidade Mista de saúde Nossa Senhora das Angustias atendendo normalmente.

A Assistência Social se mantém próxima às famílias carentes, desenvolvendo ações que acontecem através dos programas que atendem da gestante à terceira idade.

Queremos dizer que, mesmo com pouco dinheiro, estamos nos reinventando a cada dia para oferecer o básico ao cidadão tarrafense.

O mais importante agora é lutar pelo pacto federativo. Com ele, os recursos serão distribuídos corretamente aos municípios, fazendo o que é justo. E o Governo Federal, querendo contrariar os direitos municipais que avançam, quer mexer com a soberania dos municípios. O nosso não foi citado, mas se chegar a ser, jamais aceitaremos o retrocesso.

Por fim, quero agradecer a parceria  e a harmonia que prevalece entre os poderes, representados pela Prefeitura e a Câmara de Vereadores. E que, mesmo sendo um ano político, permaneçamos unidos no próximo ano trabalhando pelo bem comum dos tarrafenses.

Feliz Natal e todos e um ano novo de paz a trabalho. Porque o nosso povo merece.

Veja mais fotos: Prefeito envia mensagem à câmara de vereadores

PREFEITURA MUNICIPAL DE TARRAFAS

Rua São José, nº 270 - Centro - CEP: 63.145-000 - Tarrafas-Ceará
contato@tarrafas.ce.gov.br - ouvidoria@tarrafas.ce.gov.br
(88) 3549-1020

cb Painel Ciebit