11 de abril de 2022

Feira da Agricultura Familiar e Baião Cultural animam a cidade aos domingos

O espaço mesmo é de negócios, quando os agricultores e agricultoras familiares negociam os seus produtos diretamente com o consumidor. São verduras, frutas, grãos, têm produtos da culinária caseira, além da gastronomia bem diversificada.

Essa feira de negócios é organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura da gestão do prefeito Taiano Martins, que tem à frente o secretário Doca Alcântara. Em paralelo, ocorre o Baião Cultural que faz a alegria do evento. O baião é realizado pela Secretaria de Cultura, que tem à frente a Secretária Teca Lopes e a Associação dos Artistas, que tem à frente o poeta e radialista Antônio Rafael e o músico e vereador Tonozinho. “Enquanto umas pessoas adquirem os produtos de agricultura, outras dançam forró no Baião, onde os artistas da terra se apresentam, sob o comando de Antônio Rafael e Tonozinho. E tudo termina em festa”, avalia o secretário Doca.

“A Feira da Agricultura Familiar e o Baião Cultural são atividades democráticas, onde não existem diferenças. Todo mundo que está ali tem o mesmo valor. Todo mundo ali é povão. É por isso que as pessoas gostam, porque isso é também cultura popular. É uma festa de negócios e amizades”, considera Tonozinho.

Para o prefeito Taiano, “a Feira da Agricultura Familiar, como sempre tenho dito, faz parte do incentivo que damos ao pequeno produtor rural, no sentido de valorizar os seus produtos, vendendo diretamente ao consumidor. E o consumidor ganha porque adquire produtos em agrotóxicos e fresquinhos. E continuaremos incentivando a agricultura familiar. Este ano mesmo, contratamos 1.200 horas de trator para preparar as terras para o plantio dos pequenos produtores. É uma forma que encontramos para incentivar a geração de emprego e renda para quem vive no campo”, esclarece Taiano.