16 de abril de 2019

7ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Tarrafas

Conferência municipal de saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Tarrafas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e demais pastas da gestão realizaram a 7ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde com Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” no dia 15, no prédio do CRAS. A Mesa da Solenidade de abertura foi composta, pelo prefeito Tertuliano Martins, pelo secretário de saúde e presidente do conselho João Deniciano, pela chefe de gabinete Fátima Martins, pelo pelo vereador Eronildes Santos, pelo coordenador Pedro Henrique e o médico Jaislanio. O presidente do conselho João Deniciano Mendes abriu o evento fazendo a leitura do regimento e se pronunciando em seguida, já que acumula o cargo de Secretário Municipal de Saúde e Conselheiro Presidente. Concluindo o ciclo de falas, usou a palavra o prefeito Tertuliano Martins, que pediu o empenho de todos os funcionários da pasta da saúde, para levar sempre um bom atendimento à população, muito embora se mostrasse muito preocupado, porque faltam recursos para a saúde e não se pode fazer saúde sem dinheiro. Lamentou que o Governo Federal repassa obrigações aos municípios e não repassa o dinheiro para fazer frente às despesas. Mostrou que o PSF é um programa Federal, no entanto, os municípios assumem mais de 2/3 da conta. Falando depois à imprensa, Tertuliano Martins disse que a manutenção da saúde vem sendo o principal espinho de garganta dos municípios. “A nossa Marcha a Brasília foi para cobrar uma postura clara do governo para salvar os municípios que estão praticamente falidos. Faltam recursos para tudo, principalmente para a saúde. Temos enormes dificuldades para manter os PSFs e a Unidade Mista Nossa Senhora das Angustias, nem se fala. Esperamos uma resposta rápida do Governo. Porque se não, os municípios param”, lamenta Tertuliano Martins. A VII Conferência da Saúde teve prosseguimento com a palavra da palestrante do evento a enfermeira Tanani Braga. A Conferência contou com a presença dos secretários Cícero Campos (comunicação), Luana Rodrigues (administração e finanças), Antonio Cândido (cultura), Genúbio Alcântara, Francisca Hildete (educação), Erijohnson Garcia (esportes). Estiveram presentes também, vários profissionais da saúde, Sindicato dos Servidores Público e vários usuários do Sistema Único de Saúde. Ao finalizar a conferencia foi escolhidos os delegados(as) para a Conferência Estadual.

Veja mais fotos: 7ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Tarrafas