05 de maio de 2021

Tarrafas está entre os três municípios do cariri aptos a iniciar a 3ª fase da vacinação contra a COVID-19

Vacinação contra a COVID-19

A secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), Magda Almeida, em entrevista ao programa Bom dia Ceará, da TV Verdes Mares, afirmou que a terceira fase de vacinação contra Covid-19 já pode começar em 14 cidades do Ceará. Da lista, apenas três destas são caririenses: Porteiras, Tarrafas e Várzea Alegre.

Em todo o Ceará, são 14: Cariré, Catunda, Chaval, Cruz, Iracema, Irauçuba, Pindoretama, Porteiras, Quiterianópolis, Sobral, Tamboril, Tarrafas, Tururu e Várzea Alegre. Nestas cidades, mais de 90% dos idosos já estão imunizados, o que as permite avançar na vacinação em larga escala, de acordo com a secretária Magda Almeida, esta fase é mais delicada, pois muitos grupos serão incluídos simultaneamente. Primeiramente devem ser convocados pessoas gestantes e puérperas com comorbidades, e que tenham entre 18 e 59 anos de idade; Pessoas com Síndrome de Down com idades entre 18 e 59 anos; Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal com idades entre 18 e 59 anos; e pessoas entre 55 e 59 anos com comorbidades, seguindo a sequência definida.

Em seguida devem ser convocadas gestantes e puérperas, independente de comorbidades, acima de 18 anos, assim como também pessoas entre 18 e 54 anos com comorbidades e deficiência permanente. De acordo com a ordem de prioridade definida pela SESA, a sequência é cardiopatia, diabetes, obesidade (IMC acima de 40), doença neurológica, pneumopatia, doença renal crônica e imunodeficiência, respectivamente.