18 de fevereiro de 2020

Tarrafas em clima de carnaval

O Projeto Tarrafas Folia, realizado pela APPOT, contou com a parceria e apoio do Governo do Estado do Ceará e do Governo Municipal de Tarrafas. Os organizadores do evento, contaram com a presença de todos os seguimentos da sociedade, entre eles, o secretário municipal de cultura, Antonio Cândido, que representou o prefeito municipal Taiano Martins, o secretário de esportes Erijohnson Garcia, a secretária de finanças e administração Luana Rodrigues, o secretário de comunicação Cicero Campos e o presidente da Câmara Municipal Valdeci Lêu. Esteve presente também, o Sr. Vando Rodrigues, representando a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará-SECULT.

O Tarrafas Folia/2020 foi realizado no dia 15 de fevereiro de 2020 pela Associação dos Artistas Populares de Tarrafas–AAPOT na cidade de Tarrafas, interior do Ceará, através do projeto “Tarrafas folia: um carnaval de tradição no vale dos Bastiões” por meio do XIV Edital Ceará Ciclo Carnavalesco 2020 da Secretaria de Cultura do Ceará.

O promotor cultural e quadrilheiro Germá Martins montou a programação essencialmente cultural, envolvendo grupos tradicionais, que trazem através dos tempos, o verdadeiro formato da festa momina.

Diante deste cuidado, GermáAntônio Rafael e Airton Venâncio, trouxeram como convidados a este festejo popular tarrafense, as seguintes formações: Escola de Samba Mocidade Independente de Barbalha, Escola de Samba Pimpolhos da Nação, Maracatu Zumbi do Cariri e batuque Folia de Juazeiro do Norte, Banda Chico Paes, Seu Barbosa e Beg Bahia de Tarrafas.

A programação teve início na Praça Dona Tereza Moreira, de onde saiu o cortejo. Os grupos avançaram pela Rua José Cândido, dobraram pela travessa Boa Vista, até alcançar a Rua São José, via que os levaram ao CERU, local das apresentações, onde eram aguardados por um significativo público, mesmo com o tempo carregado.

Sobre o tempo, uma chuva atrasou o início do cortejo. “Ainda bem que durante as apresentações não choveu e as pessoas que estavam assistindo, puderam apreciar melhor as performances dos grupos. Ficamos felizes porque o projeto saiu de bom tamanho. Até pensei que o público fosse menor por conta da chuva. Mas foi tudo muito bom” avalia Germá sobre a culminância do projeto.

Na programação do CERU apresentou-se primeiro o poeta e Mestre da Cultura (Tesouro vivo) Antônio Rafael, declamando poesias de sua autoria sobre o Carnaval. Depois, veio a Banda Chico Paes, as Escolas de Samba e o Maracatu. Já a dupla Seu Barbosa e Beg Bahia lembraram as marchinhas de salão, frevo, marchas ranchos e samba de enredo.

O sentido maior do pessoal da Associação dos Artistas é despertar no sentimento popular, coisas que fizeram parte da convivência coletiva da comunidade. Neste caso específico, a musicalidade. O professor e escritor Germá Martins é um dos que entende que a cultura não foge para ser resgatada. E sim, adormece, precisando tão somente ser despertada. Em um passado já meio distante, (décadas de 1940 e 1950) a dança do maracatu tinha os seus adeptos, como também, o “samba de latada”, talvez mais antigo do que o samba do Rio de Janeiro, dava cor aos bailes nordestinos, que eram conhecidos como “samba”, o que hoje é forró. As danças do coco e do pinto faziam parte das diversões dos ribeirinhos dos Bastiões.

Enquanto os grupos se aqueciam na praça D. Tereza, viam-se crianças ensaiando os passos do maracatu, sem nunca terem visto aquela dança. Isso nos faz acreditar que a cultura popular se transmite também pela alma. O grande destaque do projeto foi à garantia de acessibilidade para todos os públicos independentes de suas limitações.

O Projeto Tarrafas Folia será concluído com a realização de duas oficinas, envolvendo estudantes da rede pública de ensino a ser marcada pela AAPOT.

Veja mais fotos: Tarrafas em clima de carnaval