08 de junho de 2020

Tarrafas Centenária

A data passou quase que despercebida. Mas, neste 7 de junho, Tarrafas comemorou 100 anos de distrito. No entanto, é bom lembrar que as autoridades, professores, historiadores, quiseram dá ênfase a esta efeméride, mas foram desestimulados em virtude da COVID-19.  Até porque, havia uma programação festiva em andamento para ser levada a efeito nas  escolas, no Paço Municipal e na Câmara de Vereadores ao tão honroso fato histórico, que marca a luta daqueles que nos antecederam. Ao conseguirem a criação do distrito, eles abriram o caminho para a nossa emancipação como Município, ocorrida em 1987.  Ligada a esta mesma programação, era previsto o lançamento de um artigo contando a história da criação do distrito, escrito pelo jornalista Jesus Leite e o escritor Germá Martins, ambos tarrafenses.

Mas, fomos tomados repentinamente pela pandemia do ‘coronavírus’ que pôs abaixo todos os planos. “Eu e a Secretária de Educação professora Hildete Palácio estávamos organizando uma extensa programação. Já havíamos até marcado uma reunião com os professores e os representantes das comunidades escolares para concluir os detalhes. Então, veio a pandemia e nada evoluiu. Agora, vamos esperar o fim deste momento de apreensão e quem sabe, se até o final do ano a gente não realize este evento?”, comenta o prefeito Taiano Martins. Já o presidente da Câmara Valdeci Lêu também teve que interromper a sessão especial que faria em homenagem a data. “Vamos esperar que o tempo se encarregue de levar esta doença que aterroriza, para que a gente possa prestar preito de amor a nossa terra”, diz Valdeci.

Tendo por fonte o IBGE, conheça alguns dados sobre Tarrafas.

• Área da unidade territorial: 412,719 km²
  • População no último censo: 8.910 pessoas
  • Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Tarrafas, pelo ato estadual de 07-06-1920 subordinado ao município de Assaré. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Tarrafas figura no município de Assaré. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Pela lei Estadual nº 6.810, de 03-12-1963, desmembra do município de Assaré o distrito de Tarrafas. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
         Pela lei Estadual nº 8.339, de 14-12-1965, é extinto o município, sendo seu território anexado ao município de Assaré, como simples distrito. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Tarrafas, figura no município de Assaré. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983. Elevado à categoria de município com a denominação de Tarrafas nº 11.360, de 21-10-1987, alterado pela lei Estadual nº 11.484, de 20-07-1988, desmembrado de Assaré. Sede no antigo distrito de Tarrafas. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989. Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.