26 de março de 2019

Projeto pioneiro de história em quadrinhos

Durante o último final de semana, foi realizado no município de Tarrafas uma oficina de literatura em quadrinho e desenhos ilustrativos do projeto “As aventuras de Rob Porto” de autoria do professor e escritor Germá Martins. Projeto esse que tem como objetivo principal, o lançamento do livro em quadrinhos “As aventuras de Rob Porto: o julgamento no sertão” com o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura.

As atividades do projeto foram desenvolvidas na Escola Estadual Luiz Gonzaga de Alcântara. Na abertura do projeto contou com a presença dos secretários: Antonio Cândido (cultura) e Cícero Campos (comunicação), que representaram o prefeito Tertuliano Martins, que está apoiando o referido projeto.

Sobre a coordenação de José Izoêldo, a oficina foi dividida em dois módulos. No primeiro momento os jovens puderam conhecer um pouco do contexto histórico da literatura em quadrinhos no Brasil e no mundo. No segundo momento, sob a coordenação do escritor e artista plástico Sandro Cidrão, os jovens puderam aprender técnicas de desenhos e ilustrações a partir de situações propostas pelo ministrante da oficina. O projeto conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Tarrafas, Ubuntu Notícias, Academia de Letras do Brasil, Seccional Araripe, Lira Assessoria, Cícero Campos Empréstimos e o blog Tarrafas News.

Todo acervo artístico produzidos pelos 30 jovens participantes do projeto serão organizados em uma exposição aberta para toda comunidade no dia do Lançamento do livro “As aventuras de Rob Porto: o julgamento no sertão”.

Veja mais fotos: Projeto pioneiro de quadrinhos e desenhos ilustrativos é realizado com jovens tarrafenses