05 de fevereiro de 2021

Prefeito Municipal envia Mensagem à Câmara Municipal

Sessão na câmara Municipal de Tarrafas

Por ocasião da abertura da sessão legislativa de 2021, o prefeito Taiano Martins, enviou à edilidade a seguinte mansagem:

Senhor presidente Alceu Rodrigues e demais vereadores que compõem o Plenário desta Casa do Povo.

Presidente da câmara Municipal de Tarrafas

Venho a esta Câmara de Vereadores em mais um dia histórico, porque hoje é aberta a sessão anual de 2021, como ainda, o ponto de largada para a 9ª legislatura do nosso Município. Como chefe do Poder Executivo municipal, quero, confirmar a harmonia com o Poder Legislativo, para juntos e sintonizados atendermos as demandas de interesse da população.

Antes de tudo, quero desejar um ótimo desempenho coletivo e individual da edilidade de nossa terra. São 7 vereadores e duas vereadoras que estão compromissados com a sociedade em produzir documentos de interesse coletivo. Abro aqui um parêntese para saudar e desejar sucesso aos novos membros desta edilidade, que chegam para exercer o primeiro mandato. O vereador é fundamental a qualquer democracia, porque aqui na Câmara ele é o verdadeiro represente do povo. Exerce o seu trabalho parlamentar, ora usando a tribuna para apontar serviços e obras necessários que são cobrados pela população; ora debatendo nas comissões a feitura das leis, para que elas atendam aos interesses comuns e ora participando ativamente do trabalho no Plenário.

Quero neste momento, reforçar o meu compromisso de diálogo permanente com este colegiado, atendendo as suas reivindicações em nome da sociedade. E me coloco a disposição de qualquer vereador no meu gabinete de trabalho, independentemente de partido político. Convido-os a nos apresentar suas reivindicações, para discutirmos a possibilidade de serem atendidas, conforme os recursos disponíveis. As portas da Prefeitura estão abertas a todos. Porque sei que todos nós somos ligados pelo mesmo compromisso: Servir bem a sociedade.

O Brasil passa por uma crise profunda, é inegável diante desta terrível epidemia. Historicamente, quando o País entre em crise, os efeitos irão esbarrar no Município. É ele a única estância governamental onde ocorrem os problemas verdadeiramente ditos. Porque são nos municípios onde residem as populações rurais e urbanas. Então, os problemas vitais não batem às portas do Governador, do Presidente ou dos Deputados: Vão diretos às casas dos prefeitos e dos vereadores. Os senhores sabem muito bem do que eu falo, porque convivem com esta situação diariamente.

Além do mais, o que se tem testemunhado no dia-a-dia é presenciar que o governo passa as suas obrigações para os municípios, sem repassar os recursos. E somos obrigados a nos inventar para não deixar a população carente sem os amparos essenciais.

Acreditamos que há saída sim, para termos recursos nos municípios. Basta que se faça o pacto federativo para que os recursos sejam distribuídos com justiça. O nosso dever enquanto cidadãos é pressionar o Congresso Nacional para que ele seja mais operante e aprove a reforma tributária.

Deixo aqui o meu abraço ciente da coragem dos senhores para juntos vencermos os problemas que nos cercam. E com certeza, o nosso povo sairá vitorioso, diante das lutas que travaremos nesta 9ª legislatura.

Que Deus nos abençoe.

Tertuliano Martins de Araujo