A+ A A-
Prefeitura de Tarrafas Acessibilidade Menu

Notícia

14 de janeiro de 2021

Nota de esclarecimento referente ao transporte para participar do Enem

Nota de esclarecimento referente ao transporte para participar do Enem

“Não há vida sem correção, sem retificação.”

“Começo essa nota parafraseando Paulo Freire, não só porque ele é referência para todos que fazem o processo educacional, más, para que se perceba que temos pessoas no contexto educacional do nosso município que de fato não honra seu papel social.

É sabido por todos que o EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), que foi criado em 1998, tem o intuito de avaliar o desempenho dos estudantes concludentes do Ensino Médio. Antes o exame propunha uma participação desses estudantes apenas como voluntários, porém com o passar dos anos consagrou-se como maior mecanismo de acesso ao ensino superior no país, sendo assim passou a ser uma ferramenta importante para que alunos oriundos de espaços vulneráveis tivessem acesso às universidades do país.

Este ano, a previsão para que as provas ocorram são: 17 e 24 de Janeiro (Enem impresso) e 31 de janeiro e 7 de Fevereiro (Enem Digital). Porém, trava-se uma batalha na justiça para o Exame Nacional seja adiado por conta da pandemia que assola não só nosso país como o mundo. Se confirmada a sua realização, o município de Tarrafas, prontamente representado pelo gestor municipal TERTULIANO CÂNDIDO MARTINS DE ARAÚJO, Secretária de Educação, FRANCISCA HILDETE RODRIGUES, juntamente com a equipe da Secretaria municipal de Transporte, assumem o compromisso de disponibilizar transporte escolar para que os alunos possam está se deslocando para o município onde ocorrerá a realização das provas. Também reitero que, questões relacionadas ao ENEM DE 2021 foram prontamente acertadas entre Secretaria de Educação e CREDE-18, unidade qual Tarrafas pertence.
Sendo assim, o nosso município e todos que fazemos a educação de Tarrafas deixamos claro que: temos e teremos escolas notas 10 premiadas pelo o fato de realizarmos um trabalho árduo, compromissado em desenvolver dentro do nosso município uma educação de qualidade, apesar de todas as dificuldades.

Desejamos a todos os alunos que irão realizar o exame esse ano, sucesso!

Trabalhem com a verdade, é o mínimo que vos peço, já que assumiram o compromisso de contribuírem para uma sociedade justa. Enfim, termino dizendo que enquanto Coordenadora dos Transportes do município e vivendo realidades que muitos desconhecem, más fazem pré-julgamentos, não tolerarei nem uma inverdade vinda de pessoas que se julgam sabedores e querem instigar a população contra todos que estão envolvidas nesse processo, que é fazer educação numa crise tamanha qual estamos, a nível nacional e logicamente refletindo em nossa cidade.” "Telma Alves da Silva", Coordenadora de Transportes do município de Tarrafas.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TARRAFAS

Av. Maria Luiza Leite Santos, S/N - Bulandeira - CEP: 63.145-000 - Tarrafas-Ceará
gabinete@tarrafas.ce.gov.br - ouvidoriatarrafasce@gmail.com

Ciebit