14 de janeiro de 2021

Nota de esclarecimento referente ao transporte para participar do Enem

“Não há vida sem correção, sem retificação.”

“Começo essa nota parafraseando Paulo Freire, não só porque ele é referência para todos que fazem o processo educacional, más, para que se perceba que temos pessoas no contexto educacional do nosso município que de fato não honra seu papel social.

É sabido por todos que o EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), que foi criado em 1998, tem o intuito de avaliar o desempenho dos estudantes concludentes do Ensino Médio. Antes o exame propunha uma participação desses estudantes apenas como voluntários, porém com o passar dos anos consagrou-se como maior mecanismo de acesso ao ensino superior no país, sendo assim passou a ser uma ferramenta importante para que alunos oriundos de espaços vulneráveis tivessem acesso às universidades do país.

Este ano, a previsão para que as provas ocorram são: 17 e 24 de Janeiro (Enem impresso) e 31 de janeiro e 7 de Fevereiro (Enem Digital). Porém, trava-se uma batalha na justiça para o Exame Nacional seja adiado por conta da pandemia que assola não só nosso país como o mundo. Se confirmada a sua realização, o município de Tarrafas, prontamente representado pelo gestor municipal TERTULIANO CÂNDIDO MARTINS DE ARAÚJO, Secretária de Educação, FRANCISCA HILDETE RODRIGUES, juntamente com a equipe da Secretaria municipal de Transporte, assumem o compromisso de disponibilizar transporte escolar para que os alunos possam está se deslocando para o município onde ocorrerá a realização das provas. Também reitero que, questões relacionadas ao ENEM DE 2021 foram prontamente acertadas entre Secretaria de Educação e CREDE-18, unidade qual Tarrafas pertence.
Sendo assim, o nosso município e todos que fazemos a educação de Tarrafas deixamos claro que: temos e teremos escolas notas 10 premiadas pelo o fato de realizarmos um trabalho árduo, compromissado em desenvolver dentro do nosso município uma educação de qualidade, apesar de todas as dificuldades.

Desejamos a todos os alunos que irão realizar o exame esse ano, sucesso!

Trabalhem com a verdade, é o mínimo que vos peço, já que assumiram o compromisso de contribuírem para uma sociedade justa. Enfim, termino dizendo que enquanto Coordenadora dos Transportes do município e vivendo realidades que muitos desconhecem, más fazem pré-julgamentos, não tolerarei nem uma inverdade vinda de pessoas que se julgam sabedores e querem instigar a população contra todos que estão envolvidas nesse processo, que é fazer educação numa crise tamanha qual estamos, a nível nacional e logicamente refletindo em nossa cidade.” "Telma Alves da Silva", Coordenadora de Transportes do município de Tarrafas.