21 de março de 2022

Festa Anual das Árvores terá uma semana de atividades ecológicas

Festa Anual das Árvores terá uma semana de atividades ecológicas.

Palestras, distribuições de mudas, trilha ecológica são algumas das atividades que marcam a Festa Anual das Árvores em Tarrafas. O objetivo é despertar na população a importância de preservação das matas, ação que evitará erosões, conserva os mananciais para garantir água de qualidade, a supervivências dos rios e evitar desastres naturais.

Este evento é realizado pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Tarrafas. Sobre a Festa Anual das Árvores, a Secretária Municipal do Meio Ambiente, Aucioneide Alcântara, esclarece: “É um evento que envolve a sociedade como um todo”. O público é formado por pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos e a população em geral. Tarrafas tem um histórico de queimadas das suas matas de aproximadamente 300 anos. A Serra dos Bastiões já apresenta sinais de desertificação nas encostas por conta de brocas e incêndios. As matas ciliares dos seus rios estão devastadas.

Portanto, a preocupação do prefeito Taiano Martins, através da nossa Pasta, é evitar que estas ações devastadoras avancem e recuperar o que puder. Mas, tudo depende primeiramente da população, garante Aucioneide.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável pela programação da Semana Anual das Árvores, recebe a parceria de outras pastas da Gestão e tem o envolvimento direto dos jovens do programa Agente Jovem Ambiental (AJA),conta também com o apoio do Poder Executivo e Legislativo.