25 de junho de 2019

Feira da Agricultura Familiar e Baião Cultural comemoram São João

Feira da agricultura familiar

A feira realizada no último domingo, 23 de junho, em si, não foi diferente. Na parte gastronômica, as comidas típicas como: mungunzá, baião de dois, panelada, carne assada, pão caseiro, caldo de carne, caldo de cana, panqueca, cueca virada, tapioca, amendoim torrado e tantas outras guloseimas nordestinas, agradaram os diversos paladares. Quanto aos produtos da agricultura familiar à venda, a freguesia pode adquirir frutas, verduras, galinhas, capotes, milho e feijão verdes, coloral, doces em pasta e compotas e uma infinidade de produtos vindos da roça.

No palco armado sobre a Praça Dona Tereza, o forró toma formato ao som do bandolim do Tonozinho, das sanfonas de Sandoval, Paulo Henrique, Zé Matias, Raimundo Zequinha, Valter Martiliano, Raimundinho do Juá, Odilon e Tetê Matias, que fechou com chave de ouro. Na percussão, Quinco do Pandeiro, Vicente do Basto, Fransquinho, Antonio de Targino e muitos outros. O jovem Adaildo Silva, recitou várias poesias encantando a todos ali presentes.

- Então, qual foi a diferença das outras edições da feira e do baião?
- A diferença foi somente uma: era véspera de São João.

Digamos que teve outra diferença: nunca se viu tanta gente. A rua ficou tomada e as nuvens colaboraram, deixando o Sol escondido por muito tempo. E com o tempo nublado, o pessoal caiu na dança. Deste mesmo público faziam parte as autoridades, como o prefeito Tertuliano Martins, (que estava acompanhado da primeira-dama Paloma Rodrigues), presidente da câmara Municipal Valdecí Lêu,o vereador Wadir Guerreiro, os secretários da gestão municipal, entre eles: Genúbio Alcântara (Agricultura), João Deniciano (Saúde), Maria Aucioneide (Meio ambiente), Cícero Campos(Comunicação), Antônio Cândio (Cultura), Ananias Alcantara (Obras e Infraestrutura), Fátima Martins (Chefe de Gabinete),Hildete Rodrigues(Educação), Germá Martins (professor e quadrilheiro) com o pessoal da Quadrilha Arraiá dos Bastiões, que este ano traz como tema a “Literatura de Cordel”.

Dona Maria do Seu Otávio e Antonieta Simião,  que foram eleitas as rainhas juninas  da Feira e do Baião, dançaram o tempo todo. A cada intervalo das apresentações era sorteada uma cesta básica. A Feira da Agricultura Familiar é uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura, que tem à frente o secretário Genúbio Alcântara. Enquanto o Baião Cultural é uma produção conjunta entre a Secretaria Municipal de Cultura, gerenciada pelo Antônio Cândido e a Associação dos Artistas Tarrafenses, sob o comando do poeta Antonio Rafael. O evento voltará daqui a 15 dias, ou seja: dia 7 de julho. A partir de outubro será semanal, assim informou o secretário “Tonozinho”.

Veja mais fotos: Feira da Agricultura Familiar e Baião Cultural comemoram São João