31 de maio de 2019

De olho no passado

Os comerciantes Elmano Brilhante e Ernandes do Midô estão publicando em conta no facebook fotos que lembram o passado de Tarrafas. É muito louvável esta atitude. E por ser, eles vêm recebendo a colaboração de algumas pessoas que lhes emprestam as fotos de familiares para ser publicadas.

Agora, eles precisam de muitas. É importante que mais colaboradores se envolvam neste projeto. Porque as fotografias também contam histórias. Vamos acabar com esse jargão tolo de dizer que “quem vive de passado é museu”. Isso porque, todos nós vivemos em função do passado. O passado é quem orienta o presente e desenha o futuro.
 E a saudade nos faz muito bem. É como diz o poeta popular Antônio Pereira, de São José do Egito, no Pernambuco. Sobre a saudade ele diz:

“Dizem que saudade mata,
Mas desta morte me esquivo,
Como morrer de saudade?
Se é de saudade que vivo?”

Por outro lado, Tarrafas tem uma tradição cultural (popular e erudita) muito forte. Dois nomes tarrafenses estão no pico das atenções culturais: Antônio Rafael (mestre da cultura popular, reconhecido pelo projeto Tesouros Vivos) e Germá Martins que é mestre nas suas tendências: quadrilheiro, produtor e escritor.

O Secretário de Comunicação da Prefeitura de Tarrafas, Cícero Campos, vem divulgando muito as atividades culturais do Município. E  "de olho no passado" será criado um arquivo no facebook da Prefeitura, para resguardar a memoria viva de um passado muito importante na vida de cada tarrafense.

Veja mais fotos: De olho no passado