14 de maio de 2015

Convite Circuito Patativa do Assaré 2015

É com grande satisfação que a Secretaria de Cultura de Tarrafas e o Sesc Crato com o apoio do município de Tarrafas, na realização do projeto - Circuito Patativa do Assaré 2015. Este ano foi reservado o dia 19/05 às 15hs para levarmos o grupo Dedé de Luna - Ce com o espetáculo "Reisado Decolores." Que se realizará na Escola Luiz Gonzaga de Alcântara - Escola do Estado

Desde já o meu muito obrigado!

Release do espetáculo…

Circuito Patativa do Assaré 2015

Tradição e inovação são características do Reisado Dede de Luna no Bairro Muriti na Cidade do Crato. O reisado teve sua primeira formação em 1955, no sítio Cobras constituída por homens que animavam as renovações em sítios do Município, as brincadeiras duravam de um dia para o outro. A segunda formação ocorreu em 1984 já no Bairro Muriti e tendo a frente as filhas do Mestre José Francisco Luna popularmente conhecido como Dedé de Luna.O grupo inicialmente era denominado de Decolores, após a morte do Mestre em 2002, as filhas prestaram uma homenagem mudando o nome do Reisado para Dedé de Luna. Atualmente constituído por 30 brincantes, a maioria mulheres, o reisado se destaca pela inovação das roupas que recebem detalhes minuciosos de lantejoulas, espelhos e tecidos brilhosos. O traje se diferencia dos demais reisados da Região do Cariri.Atualmente coordenado pela filhas, mestra Mazé e mestra Penha, o trabalho vem se renovando e crescendo, além do reisado, o grupo mantém ainda teatro de rua, coco, lapinha e reisado infantil.