23 de março de 2021

Chuvas anunciam um bom inverno

Foto apos chuva em tarrafas

Apesar da FUNCEME prevê chuvas abaixo da média no Ceará, no Município de Tarrafas, do meado de fevereiro para cá, não tem faltado molhado. Na verdade, os açudes ainda não sangraram, mas a maioria já recebeu uma boa recarga. Os rios, riachos e grotas botaram enchentes. O Rio Bastiões, o principal do Município, há dias desceu com água, fazendo a alegria dos ribeirinhos. O mesmo acontece com o rio Felipe e riacho do Urucu.

Nesta segunda-feira, (22) os pluviômetros registraram uma chuva que ultrapassou os 90 milímetros. O Riacho do Urucu registrou uma boa cheia. Nas três ribeiras, (Bastiões, Felipe e Urucu) habitam mais de dois terços da população do Município. São famílias que retiram os seus sustentos nas terras que margeiam aqueles cursos d’água. Por conta deste detalhe, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente se preocupa muito com os problemas relacionados à poluição e devastação das matas ciliares. “Infelizmente, os nossos rios e riachos estão sendo assoreados. Existem locais que o leito do rio praticamente desapareceu. Virou um banco de arreia. Isso significa dizer, que o rio vai correr por fora do leito e trazer sérios problemas de inundações”, garante preocupada a Secretária de Meio Ambiente, Aucioneide Alcântara. E acrescenta: “Também nos preocupa a ação de algumas pessoas colocarem o lixo no rio, como forma de se descartar facilmente dos dejetos que produzem. A recomendação é que entreguem o lixo ao caminhão de coleta, que passa pelas ribeiras do Município”.

A mesma preocupação tem o secretário de Agricultura Genúbio Alcântara. “Estamos fazendo um trabalho no sentido de preservar os cursos d’água para evitar erosões que destruirão as terras agricultáveis e que os agricultores evitem o uso de herbicidas”.

Por outro lado, as plantações estão se desenvolvendo muito bem, apesar das desigualdades. Porque existem aquelas plantadas em janeiro, em fevereiro e março. O interessante é que tenhamos uma boa colheita. (Foto: Riacho do Urucu em Cajazeiras do Jiló).