28 de junho de 2019

Câmara Municipal de Tarrafas entra em recesso

Na manhã desta quinta-feira, 27, a Câmara Municipal de Tarrafas realizou a última sessão ordinária do semestre. Os 9 vereadores que compõem a edilidade do município regressarão no dia 1° de agosto.

A reunião, presidida pelo vereador Valdeci Lêu, foi bastante concorrida, chagando a durar 3 horas. Isso porque, além das deliberações normais, a casa recebeu visitantes ligados à gestão municipal, que se inscreveram para detalhar informações sobre ações das pastas em que prestam serviços. O Plenário recebeu ainda o prefeito municipal Tertuliano Martins (Taiano), acompanhado da primeira dama Paloma Rodrigues e de mais de 90% dos seus secretários que compõe a gestão municipal e o Padre Paulo Costa.

Na ordem do dia foram aprovados os projetos de leis que criam o Fundo Municipal do Meio Ambiente e outro que autoriza a Gestão firmar convênio com o SISAR.

Dos inscritos, usou a palavra inicialmente o professor Vadeir Arrais, diretor da Escola Estadual Luiz Gonzaga de Alcântara para registrar os 10 anos de atividades pedagógicas daquele estabelecimento de ensino.

No espaço seguinte, o secretário de Assistência Social Assis Alves, fez uma rápida prestação de constas das ações da sua pasta sobre o programa conhecido por Dia “D” da Assistência. Este programa desloca profissionais ligados à pasta para as comunidades rurais levando serviços como: verificação da pressão arterial e testes de diabetes, bolsa família, oculista, psicólogos, assistente social entre outros. Assis Alves concluiu falando sobre o Governo Itinerante, que funcionará na programação da gestão a partir de Julho. Nesta mesma pauta o Secretário de Cultura Antônio Cândido, fortaleceu a divulgação da programação do Governo Itinerante e convidou a casa do poder legislativo para estar presente no dia 13 de julho, na comunidade de Ipueiras.

No mesmo segmento, o presidente Valdeci Lêu, passou a palavra ao professor Expedito, coordenador do PAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa que veio para trazer os dados da SPAEC que justificam as excelentes notas conseguidas pelos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino.

Já o Padre Paulo Costa, que assume interinamente a Matriz de Nossa senhora das Angústias, trouxe informações sobre os festejos da padroeira que ocorrerão no mês de agosto. O pároco destacou a importância história do evento este ano, porque se comemora o 1º centenário de chegada da imagem da padroeira na comunidade.

Os vereadores Neto do ChiquinhoTunes Antonio, Edson SilvaTico BatistaWadir Guerreiro, Francisco AvelinoEronildes Santos e o presidente Valdeci Lêu se pronunciaram. Os principais temas abordados por eles foram de elogios à Secretaria de Educação e seus professores pelo resultado do SPAECE; as ações exitosas da assistência social e, como o prefeito encontrava-se presente, fizeram elogios à gestão pelos resultados positivos na educação, mas também algumas cobranças. Na oportunidade foi justificado a ausência da Vereadora Francisca Arrais, por motivo de saúde.

Ao se pronunciar no final, o prefeito Tertuliano Martins agradeceu os elogios, afirmando que o grande vitorioso neste trabalho é o povo do município. Sobre as cobranças, falou que todas são procedentes, porque os vereadores também eram próximos do povo e sabiam das necessidades. Mas, disse Tertuliano, “só posso resolver estes problemas com recursos. Eu também sou cobrado. No entanto, o problema é que todos os municípios do país passam por dificuldades. Mas, estou fazendo com os recursos próprios algumas obras de manutenção. E por outro lado, mantenho a folha de pagamento rigorosamente em dia, como também os fornecedores. Passo por muito aperto, mas não deixo o município parar”, explicou.

O presidente Valdeci Lêu encerrou a sessão, oferecendo no recinto da Câmara um café típico junino.

Veja mais fotos: Câmara Municipal de Tarrafas entra em recesso