05 de abril de 2019

3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é realizada em Tarrafas

Comferência dos idosos

Ontem, 04 de Abril, realizou-se no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, a  3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “ Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. A conferência foi aberta pelo prefeito municipal de Tarrafas Sr. Tertuliano Martins, acompanhado da primeira dama e secretária de proteção social Paloma Rodrigues, da chefe de gabinete da prefeitura Fátima Martins, da presidenta do CMDI Jessica Prado, da equipe técnica do CRAS, da secretaria de proteção social, dos secretários Cícero Campos(comunicação), Ananias Alcântara (obras e infraestrutura) e Genúbio Alcântara (agricultura).O evento contou com a presença do Conselho Tutelar, Articulador do Selo Unicef, SINDTAR, vários idosos e estudantes das Escolas Emília Ferreira, José Eutides, Pedro Ricarte, que participam do NUCA e fizeram apresentações culturais. A palestra magna foi conduzida pelo palestrante Francisco Assis Alves Filho, mestre em políticas públicas sociais. Foi ofertado a todos os presentes um lanche no início da manhã e o almoço no encerramento da conferência.

2019 o ano de valorização e defesa dos direitos humanos da pessoa Idosa e de celebração dos 71 anos de aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos e de 16 anos do Estatuto do Idoso. A oportunidade para realizar um balanço do que já foi concretizado em benefício das pessoas idosas e dos desafios ainda postos. Ano de refletir sobre o envelhecimento e o papel a ser exercido pelo Estado, pela família e por cada cidadão na defesa, na promoção e na efetivação das garantias consolidadas da pessoa idosa no Brasil. Ano de reconhecer e destacar o valor social e político do tema, de sensibilizar e mobilizar poder público e sociedade civil em torno do que é celebrado. Ano que o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) convoca a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

As Conferências de Direitos das Pessoas Idosas são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que garantam as pessoas um envelhecimento digno e ativo, garantindo os cuidados básicos e, principalmente, a qualidade de vida.

A 3ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de Tarrafas como o tema: “Os desafios de Envelhecer no Século XXI, e o Papel das Políticas Públicas, teve os seguintes eixos temáticos:
1 – Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas. Subeixos: saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer;
2 – Educação: Assegurando direitos e emancipação humana;
3 – Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa;
4 – Os Conselhos de direitos: Seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Considerando que a Prefeitura Municipal de Tarrafas, através da Secretaria Municipal de Proteção Social e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso são os órgãos que conjuntamente, operacionalizam as ações que definem a política pública dos direitos da pessoa idosa no município, propuseram a realização da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, por entenderem que a garantia da dignidade passa, necessariamente, pelo reconhecimento de que as pessoas idosas devem ser protagonistas de sua própria vida e por isso devem pautar perante as instituições quais os rumos que a política da pessoa idosa devem tomar para que suas necessidades e potencialidades possam ser atendidas. É neste contexto que a 3ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa aconteceu na perspectiva de intersetorialidade, objetivando a valorização da pessoa idosa e a garantia dos seus direitos. O Prefeito Municipal em sua fala, parabenizou a participação de todos os seguimentos da sociedade e a diversidade de idades dos participantes.

Veja mais fotos: 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é realizada em Tarrafas