12 de abril de 2021

100 dias de gestão: Trabalhando para vencer obstáculos

100 dias de trabalho e desafios

Iniciada em 1º de janeiro, a Gestão do prefeito Municipal de Tarrafas Tertuliano Martins, completou 100 dias neste 10 de abril. Durante este período, muitas ações e obras aconteceram, mesmo diante do terrível quadro epidêmico. Fazendo uma retrospectiva, lembramos que no dia da posse, o gestor não se mostrou otimista sobre a ano de 2021. Dizia ele que: “Será muito difícil fazermos alguma das obras que planejamos para este ano. Estou pedindo a Deus para que a gente possa pelo menos trazer a máquina municipal funcionando. Porque precisamos manter as ações da saúde, da educação, da assistência social e enfim, todas as secretarias funcionando para servir a população, como fizemos durante os quatro anos passados. Precisamos manter rigorosamente em dia o pagamento do funcionalismo. Atrasar o pagamento dos funcionários é o ato mais desumano que um gestor pode cometer”.

Passados os 100 primeiros dias do seu segundo mandato, o prefeito Taiano comentou a sua fala de 1º de janeiro: “Continuo a dizer que não está sendo fácil. O quadro epidêmico piorou, tivemos mais vítimas. Mas, poderia ter sido bem pior se não fosse a intervenção direta da Secretaria Municipal de Saúde, com a colaboração da população do Município, obedecendo as orientações sanitárias”.

Mas, pelo o que se tem visto, nem tudo foi espinho neste 100 dias. A Prefeitura mantém rigorosamente em dia os salários dos seus servidores e as secretarias nunca deixaram de atender as pessoas que necessitam dos seus serviços. Enquanto isso, o gestor ainda se esforçou para economizar e assim realizar algumas obras urgentes.

E foi economizando muito, sem prejudicar os serviços prestados à sociedade, que a Gestão pode deixar a sua marca nos três primeiros meses de 2021, realizando as seguintes obras:

- Pavimentação das ruas São Raimundo, Santa Luzia e Raul Onofre, no bairro Boa Vista. Esta obra tinha urgência, porque a qualquer momento no período chuvoso, poderia haver desmoronamentos.

- Reforma completa na Escola de Ensino Fundamental Ricarte Pedro da Carmo no Sítio Patos. Na parte interna foi trocado o reboco, as encanações, instalações elétricas e conserto de esgotos. E ainda as recuperações no teto, nos banheiros, cozinha, salas e nova pintura. Sem contar com o piso que será trocado em todas as dependências daquele estabelecimento de ensino. Um investimento para mais de R$ 200 mil reais, feito com recursos próprios do Município.

- Recuperação das estradas vicinais em pleno período chuvoso, para que as comunidades não fiquem isoladas durante a quadra invernosa.

- Pavimentação em trecho da estrada principal para os distritos, precisamente no Sítio Guaribas.

- Aquisição de 12 mil alevinos junto a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, para o peixamento dos açudes que são: Umbuzeiro, Riacho Verde e Guaribas.

- Pagamento da contrapartida do Programa Garantia Safra.

- Distribuição de cestas básicas às famílias fragilizadas por conta da pandemia

- Apoio total ao programa nacional de vacinação contra a COVID-19.

- Operação limpeza. Capinação das ruas, retirada de entulhos e lavagem da rua principal para retirada de lama deixa pelas chuvas.

Mais obras e reformas.

- Será iniciada a reforma do Cemitério da cidade, com recursos próprios.

- Reforma da Creche Pingo de Gente também com recursos do Município.

- Pavimentação da Rua são José, no Bairro Boa vista.

- Construção de uma quadra esportiva na Escola José Eutides, no distrito de Vila Nova.

- Construção de uma “Areninha e uma “Brinquedopraça”, o local está sendo definido.

A Secretaria Municipal de Saúde escreve um capítulo à parte neste período de pandemia. O Secretário João Deniciano está acompanhado diariamente a vacinação contra a coronavírus. Enquanto isso, a coordenadora da Atenção Básica da Pasta, Pâmela Tiala Moraes, acompanha atentamente as ações, para que nenhum usuário fique fora dos serviços oferecidos. Veja abaixo a palmilha sobre atendimentos nos 100 dias da gestão:

100 dias de trabalho e desafios 100 dias de trabalho e desafios

A Equipe de Endemias vem agindo contra o mosquito da dengue e outras doenças. Da mesma forma age a equipe de Vigilância Sanitária.

O prefeito Taiano Martins ainda falando sobre o momento, disse: “Eu quero agradecer o apoio da população ao nosso trabalho, que se volta totalmente às necessidades do Município. E fazer mais uma vez a recomendação para que todos temam esta infeliz doença, que tanto estrago faz à vida das pessoas. Então, vamos continuar usando máscaras, álcool para higienizar as mãos e manter o distanciamento. Quando vencermos esta pandemia, haverá tempo para festas e outras comemorações”, concluiu.